Oficinas de Modelagem

O projeto Plástico Maravilha, teve o apoio do Proac para o desenvolvimento de duas máquinas para reciclagem de plástico e 4 oficinas em torno do tema modelagem. Segue um pouquinho do que rolou!

oficina de Modelagem em Softwares 3d, foi realizado no dia 26 de Julho, ministrada pela convidada Katherine Diniz, contou com a participação do público espontâneo, bem como de toda a equipe do projeto.

A oficina iniciou com uma extensa introdução ao software Blender utilizado para desenvolver um modelo tridimensional. A Katherine iniciou a fala abordando as características do software de código aberto Blender, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D. Também citou que o programa é multiplataforma, estando portanto disponível para diversos sistemas operacionais.

O encontro seguiu com a apresentação dos principais comandos e atalhos para a modelagem 3D com objetos, malhas, superfícies, curvas, esferas e textos. Finalizando o primeiro período da oficina com a criação de um objeto modelado com propósito de criar Moldes para utilizar na extrusora.

No segundo período da Oficina, houve o aprofundamento da modelagem 3D, apresentando diversas ferramentas no Blender, dando ênfase as ferramentas para criação de objetos na impressora 3d.




A segunda oficina realizada foi de Modelagem Manual, com a artista Juliana Weinnert no dia 15 de Outubro. Nessa oficina utilizamos gesso, plastilina e silicone para a criação de um molde que pudesse reproduzir peças em diversos materiais. No primeiro momento conversamos sobre os materiais utilizados: como cada material se comporta, como deve ser a manipulação de cada um e quais são os cuidados necessários para que haja um manuseio eficiente para um molde de qualidade. Em seguida, cada participante criou um objeto 3D em plastilina orientados pela convidada quanto às limitações do desenho para que seja possível a criação de molde a partir da peça matriz.

Com essa atividade os participantes se depararam com os primeiros desafios da criação de moldes, como trabalhar com molde bipartido e suas limitações. Pudemos fazer alguns testes com o gesso para pensar alternativas de baixo custo para o artesanato em plástico.



A terceira oficina foi o Desenho em 2D, conduzida pelo artista César Renzi, no dia 17 de Outubro. Para tal o oficineiro escolheu o software Inkscape, que é livre e gratuito para todas as plataformas, onde experimentamos experimentar a transformação do desenho manual em uma imagem virtual, sendo uma boa ferramenta de familiarização com o ambiente virtual a todos que queiram trabalhar com fabricação digital.

No primeiro período o convidado apresentou o programa e suas características: ferramentas flexíveis de desenho, ampla compatibilidade de formatos de arquivo, ferramenta de texto e etc. Já no segundo momento houve a criação de objetos e a utilização dos comandos de desenho ( ferramenta lápis, ferramenta caneta, ferramenta de caligrafia); ferramentas de forma (retângulos, elipses, estrelas/polígonos, espirais), ferramenta de texto, bitmaps incorporados, clones. Em seguida abordou-se a manipulação do objeto e o preenchimento: transformações (mover, dimensionar, girar, inclinar) e seletor de cores, copiar/colar estilo, editor de gradiente, preenchimentos de padrão (bitmap / vetores), e traços tracejados.

A oficina foi finalizada com a renderização dos projetos individuais desenhados por cada participante e quais os possíveis formatos de arquivos gerados e suas finalidades.

A quarta oficina foi a de Fabricação Digital, ministrada por Hiure Queiroz, no dia 16/10. Nesta oficina ele nos contou como a fabricação digital tem aberto novas possibilidades na arte do fazer, mostrando diversos exemplos de iniciativas pelo mundo. Na segunda parte da oficina fomos apresentados a impressora 3d , conhecemos os softwares necessários para criar a interface entre blender e a máquina, e os diversos desafios no manuseio da impressora. Também conversamos sobre a matéria-prima utilizada na impressora, os plásticos biodegradáveis e recicláveis usados até agora. Tudo isso enquanto a impressora imprimiu formas e moldes simples de exemplo, para que as pessoas possam aprender na prática.

Apoio
Realização

© Plástico Maravilha 2020 

  • Facebook
  • Instagram