Apoio
Realização

© Plástico Maravilha 2020 

  • Facebook
  • Instagram

Você sabe o que é um motor elétrico e para que serve?



Os motores elétricos estão por toda parte; geladeira, computadores, elevadores, brinquedos, eletrodomésticos além de ser um item muito importantes do nosso projeto, pois transformando energia elétrica em energia mecânica movimentará nossas máquinas.


Existem basicamente dois tipos de motores elétricos: o motor de corrente contínua representado pela sigla CC e o motor de corrente alternada pela sigla CA; ambos trabalham pela interação entre campos elétricos e campos magnéticos e servem para movimentar máquinas.


O motor da nossa trituradora é de 2 HP e uma caixa de redução para aproximadamente 70 RPM.

HP é a abreviação de Horse-Power, ou “Potência de Cavalo”, em inglês, que significa a força de um motor. Essa grandeza surgiu no século XVIII quando o inventor escocês James Watt observando os cavalos nas mineradoras de carvão, calculou que um cavalo conseguia subir 100 quilos de carvão a uma certa altura por minuto, ele aumentou a carga em 50% e instituiu a unidade de “um cavalo de potência” como a força necessária para levantar 150 quilos por 30 metros de altura em um minuto. RPM é a abreviação de rotação por minuto.


Na imagem abaixo temos um motor parecido com o que estamos usando com todas partes que o compõe nomeadas.


Rotor aberto

O rotorma das partes mais importantes de um motor, junto com o seu conjunto, o estator, formam a transmissão de energia.

Ele é formado por um eixo que suporta um conjunto de bobinas enroladas em um núcleo magnético. Este eixo gira dentro de um campo magnético criado por um ímã, um eletroímã ou passando por outro conjunto de bobinas, enrolado em algumas peças polares.


Anel V"Ring é um dispositivo de borracha us



ado para garantir eficiência a eixos sob pressão.

. Anel V"Ring é um dispositivo de borracha usado para garantir eficiência a eixos sob pressão. Anel V"Ring é um dispositivo de borracha usado para garantir eficiência a eixos sob pressão. Anel V"Ring é um dispositivo de borracha usado para garantir eficiência a eixos sob pressão.

Rolamento são literalmente componentes que podem rolar, e servem para reduzir o atrito entre a superfície deles e a superfície que está sendo rolada.

Chavetas é uma peça de um mecanismo que serve de trava de outras peças. Entre eixos e polias, ou entre eixos e engrenagens.

Arruela ondulada é um modelo de arruela que não possui cantos vivos, ou seja, apresenta aspecto irregular, ao contrário de uma arruela lisa. Esse modelo de arruela é indicado para o calçamento de rolamentos e, também, para aplicação em superfícies pintadas, para que não ocorram danos ao acabamento.

Estator é a parte fixa do motor elétrico. Dependendo a configuração de um dispositivo de força elétrica rotativo, este estator pode atuar como um ímã (através do efeito eletroímã), reagindo com a armadura para produzir movimento, também pode atuar como uma armadura aceitando indutores de uma bobina de campo móvel localizada em um rotor.

Caixa de ligação é onde normalmente é conectado caixas redutoras, as caixas redutoras são formadas por várias engrenagens com disposição a reduzir a velocidade do motor elétrico.